O Google pegou alguns usuários de Android de surpresa quando anunciou o seu um jogo para Android: o Ingress. Trata-se de um ARG (jogo de realidade alternativa) que deverá fazer com que os jogadores interajam com o ambiente físico no qual estão de uma forma completamente diferente.

O game foi concebido por John Hanke, ex-diretor da empresa de Mountain View e fundador da start-up Niantic Labs, que integra o Google.

Para jogar, os usuários precisariam angariar energia, chamada de "XM", acumulada ao caminhar por trilhas específicas, semelhante a um Pac-Man da vida real, explica o AllThingsD. Com esta energia, eles poderão realizar missões e visitar "portais" mundo afora, que são associados a locais públicos com bibliotecas, galerias de arte e outros locais bastante acessíveis.

A descrição do game na Google Play Store diz que ele "transforma o mundo real em cenário para um jogo de mistério, intriga e competição". O texto ainda explica que "uma energia misteriosa foi descoberta por um time de cientistas na Europa. A origem e propósito desta força é desconhecida, mas alguns pesquisadores acreditam que ela está influenciando o modo como pensamos. Precisamos controlá-la, ou ela nos controlará."

"O conceito do jogo é algo semelhante a World of Warcraft, onde todos os conectados em um mundo estão jogando o mesmo jogo", conta o criador. Ele pretende que o jogo seja moldado pelo interesse dos usuários.

Hanke explica que game girará em torno de dois times rivais, que o disputam simultaneamente: os "Enlightened" (Iluminados), que aceitam o poder, e os "Resistance" (Resistência), que lutam contra este poder. Ele afirma que todos podem jogar, de qualquer parte do mundo, mas áreas mais povoadas deverão ter maior competição por recursos.

O Google espera utilizar a publicidade para monetizar o game por meio de publicidade, incorporando lojas reais e produtos no jogo.

O game ainda está em uma fase beta fechada, mas já é possível pedir um convide para se juntar à etapa de testes. Para isso, basta acessar o site. O aplicativo, exclusivo para Android, pelo menos a princípio, está disponível na Google Play Store.

<iframe width="853" height="480" src="www.youtube.com/embed/92rYjlxqypM"; frameborder="0" allowfullscreen></iframe>